Google+ Followers

28 de jun de 2011

Inverno... Frio ... Sopa...

Uma noite fria pede uma sopinha certo? 


Cremosa, com legumes, frango, carne, com macarrão... 


O que interessa é aquecer!


Sopa Cremosa de Ervilha


INGREDIENTES: 

500 g de ervilha;1 cebola grande picada; 4 dentes de alho picados;1 pitada de pimenta-do-reino; 1 pitada de páprica (opcional); 2 colheres (de sopa) de azeite; 2 litros de água; 150 g de linguiça calabresa (eu prefiro a defumada);  200 g de bacon (não use o couro);1 tablete de caldo de galinha (ou de carne);.Sal a gosto.

PREPARO:

Cozinhe as ervilhas em aproximadamente dois litros de água. Coloque na panela de pressão durante 40 minutos, use uma panela grande para não começar a vazar quando pegar pressão.
Reserve as ervilhas cozidas.

 Em outra panela, coloque o azeite e despeje o alho, a cebola, o bacon, a linguiça cortada e o caldo de galinha. Deixe dourar e acrescente a páprica, a pimenta-do-reino e o sal e, finalmente a ervilha com a água. Leve tudo ao fogo durante 15 minutos para apurar o sabor e para fazer o caldo ficar mais consistente. 

Essa sopa fica deliciosa se você deixar cozinha bastante depois que tirar da pressão, ela deve ficar cremosa e para isso acontecer a ervilha deve cozinhar até se desmanchar por completo.

Algumas pessoas gostam de cozinhar as ervilhas junto com costelinha de porco, fica extremamente saborosa.

Para acompanhar um bom queijo parmesão ralado e/ou torradinhas.




SOPA DE MANDIOCA


INGREDIENTES: 2 kg de mandioca;500 gramas de carne de músculo ou patinho; 1cebola grande picada; sal, alho e colorau a gosto; cheiro verde picadinho.

PREPAROCozinhe a mandioca até dar pra amassar, reserve. 

Cozinhe a carne em panela de pressão já com temperos e sal, desfie-a com um garfo até ficar bem miúda, reserve.

Em uma panela grande coloque a carne desfiada com um pouco de água para ferver.

Bata a mandioca no liquidificador e misture à carne.Se quiser deixe uns pedacinhos de mandioca inteiros ou mal amassados no meio do caldo.
Sirva bem quente, polvilhe com o cheiro verde. Sirva em cumbucas de louça ou de cerâmica, se desejar pode salpicar bacon picadinho frito por cima, ou queijo ralado ou croutons.







CALDINHO DE FEIJÃO







INGREDIENTES: 500g Feijão; água para o cozimento do feijão; alho picadinho, cebola picadinha, sal e pimenta do reino a gosto; óleo; um pedaço de carne seca e uma fatia grossa de bacon picadinho; cheiro verde picadinho (opcional).


PREPARO: Cozinhe o feijão com a carne seca normalmente em panela de pressão com  os temperos. Depois de cozido coloque os grãos de feijão e a carne no liquidificador com parte do caldo. Bata e reserve. Em uma panela frite o bacon picadinho com um pouquinho de óleo refogue o alho e mais um pouco de cebola bem picadinha, despeje nesta panela o feijão batido e deixe em fogo baixo até engrossar, prove o sal e se desejar acrescente cheiro verde picadinho. Sirva em cumbuquinhas com torresmo pururuca ou alho picadinho frito.